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Blog

05 de maio de 2025

Inteligência Artificial no Mundo Corporativo 

A Inteligência Artificial (IA) vem se consolidando cada vez mais no cotidiano das pessoas. Atualmente, ela está presente nas redes sociais, nos mecanismos de busca, nos smartphones e em diversos outros dispositivos, impactando a sociedade de forma direta ou indireta, muitas vezes de maneira imperceptível. Com a popularização de modelos de linguagem, como ChatGPT e DeepSeek, esse impacto se tornou mais evidente, à medida que muitas pessoas passaram a utilizar essas ferramentas para auxiliá-las em suas tarefas diárias. Entretanto, é importante reconhecer que a IA não é um recurso novo: mesmo antes do advento do ChatGPT, uma simples pesquisa no Google já fazia uso desse recurso. Com os crescentes avanços tecnológicos, os modelos têm evoluído cada vez mais, tornando-se mais robustos.

Modelos de IA são frequentemente apontados como soluções para diversas demandas corporativas, como atendimento ao cliente, otimização de recursos, previsão de churn, prospecção de clientes, entre outros. No entanto, é fundamental que a tecnologia não seja considerada uma solução antes mesmo de se identificar claramente o problema. Devemos, primeiramente, reconhecer a dificuldade enfrentada pela empresa, seja ela um obstáculo que impede a concretização de objetivos ou um desafio recorrente.

Nesse processo, é importante questionar: o problema é antigo ou recente? Caso seja antigo, qual a solução atualmente empregada para resolvê-lo ou minimizá-lo? Essa solução tem se mostrado eficaz e eficiente? Quais benefícios uma abordagem baseada em IA poderia oferecer em comparação com a alternativa existente? A implementação de IA é realmente necessária? Se o problema é recente, quais opções – com ou sem o uso de IA – estão disponíveis e qual delas se mostra mais adequada?

Nem sempre é necessária a adoção de um modelo de IA. Por isso, avaliar essas questões é crucial antes de decidir pela implementação. Se uma solução tradicional já resolve o problema de maneira eficiente, não há sentido em substituí-la por uma abordagem de IA que possa ser custosa e exigir um significativo engajamento da organização. Porém, se a utilização de IA proporcionar ganhos significativos em produtividade e otimização de recursos, o investimento poderá valer a pena.

Ao contrário do que muitos pensam, as empresas não estão em uma corrida para verificar quem consegue implementar mais rapidamente um novo modelo de linguagem, ou determinada solução de automatização.

É importante saber diferenciar a automação e os modelos de IA. Por exemplo, o envio automático de e-mails de aniversário para clientes não exige inteligência artificial; trata-se simplesmente da automatização de um processo. Em Tecnologia da Informação (TI), é comum investir o tempo necessário para automatizar tarefas repetitivas – mesmo aquelas que levam apenas cinco minutos para serem executadas – algo que se tornou quase uma piada interna entre os profissionais de TI. Por outro lado, quando se utiliza um chatbot para atendimento ao cliente, há uma integração de automação com recursos de IA, o que agrega capacidade de interpretação e resposta a diversas interações.

Outro cenário é quando há tarefas repetitivas que exigem raciocínio para execução, como é o caso do atendimento ao cliente e monitoramento de conteúdo online, que pode estar em diversos formatos, como texto ou vídeo. Além disso, é possível implementar IA na personalização de conteúdo, adaptando ofertas e comunicações com base no perfil e comportamento do cliente. Com isso, a IA contribui para uma experiência mais satisfatória, fortalecendo o relacionamento com o consumidor. Enfim, são muitas possibilidades! 

A implantação de modelos de IA pode ser vista como um desafio que não pode ser subestimado e nem superestimado. Com planejamento, análises periódicas, engajamento e estudo contínuo, o potencial de transformação é significativo. Além disso, a transformação digital deve preceder a implementação desses modelos, preparando a equipe, estruturando os dados e alinhando a infraestrutura tecnológica para aproveitar plenamente os benefícios da inteligência artificial.

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