Blog

05 de maio de 2023

Criatividade, Informação e a IA.

Amamos unir Criatividade e Inovação para mudar o mundo, afinal juntamente com o desenvolvimento de software e o varejo chegamos ao grande foco da Before.

Nesse universo apresentado, podemos dizer que a inteligência artificial (IA) é o maior destaque como ferramenta poderosa para aprimorar a criatividade em diferentes campos, inclusive no mercado de vendas, impulsionando mudanças significativas

Com a IA, é possível analisar dados de comportamento do consumidor e criar estratégias personalizadas de vendas, que atendam às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo soluções personalizadas e eficientes para os nossos empreendedores, ajudando a criar campanhas publicitárias mais eficazes, além de atendimento assertivos e pontos de vendas organizados

O que é IA?

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Utilizando algoritmos e técnicas avançadas para permitir que as máquinas processem informações, aprendam com os dados disponíveis, tomem decisões, resolvam problemas, reconheçam padrões e interajam com o ambiente e com os seres humanos de forma autônoma ou semiautônomas.

A IA pode ser classificada em diferentes categorias:

- Inteligência artificial estreita: projetada para realizar tarefas específicas e limitadas, como reconhecimento de voz e recomendação de conteúdo

- Inteligência artificial forte: capaz de fazer tarefas gerais de forma similar à inteligência humana, como resolução de problemas complexos e tomada de decisões.


IA e as soluções Before

Por meio da IA, é possível automatizar processos, identificar padrões e tendências, analisar grandes volumes de dados e até mesmo prever comportamentos e demandas futuras dos clientes. Isso permite que as empresas tomem decisões mais informadas e assertivas, aumentem sua eficiência e produtividade, e ofereçam uma experiência de usuário mais satisfatória.

Nesse sentido a Before traz o Flowix. O Me. Pedro Henrique de Moraes, nosso Machine Learning Engineer do projeto, explica que o projeto utiliza o estado da arte em inteligência artificial com base em pesquisas para trazer tudo o que há de mais tecnológico na área, com o intuito de solucionar os problemas e auxiliar os lojistas em suas tomadas de decisões.

Com esse projeto podemos trazer melhoramentos para as lojas e empresas. Essas empresas podem ter dados que comprovem ou desmitifiquem comportamentos antes não conhecidos, como por exemplo a idade média dos meus clientes e o gênero. Tudo isso em tempo real e de maneira intuitiva.




IA e a criatividade humana

No entanto, a criatividade humana continua sendo essencial para a construção de soluções inovadoras e diferenciadas. A IA pode ajudar a otimizar e acelerar o processo criativo, mas jamais substituirá a sensibilidade e a originalidade dos profissionais de criação.

Carlos Henrique Moitinho Monteiro, engenheiro de computação na Before diz que: “Trabalhar com IA é um exercício de criatividade. A máquina não resolve o problema, e sim o desenvolvedor no processo utiliza de criatividade para fazer o melhor uso das ferramentas de IA disponíveis de maneira indireta, se expressando através de linhas de código.”. Por isso, é importante incentivar a criatividade e inovação em nossas empresas e comunidades, para que possamos continuar aprimorando nossos processos e desenvolvendo soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis.

No Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebramos o potencial transformador da tecnologia aliada à criatividade humana, buscando soluções que beneficiem a todos.




Conheça o Flowix

O Flowix é um sistema inteligente que usa câmeras para capturar o caminho e expressões dos clientes, gerando informações analíticas para a tomada de decisões mais assertivas. Ele permite a leitura do grau de satisfação e aceitação dos produtos e ponto de vendas, além de fornecer dados sobre o fluxo de pessoas e caminhos percorridos na loja.

O sistema também ajuda a identificar padrões de potenciais consumidores, possibilitando o envio de ofertas personalizadas e o monitoramento do impacto de cada campanha através de relatórios.

Quer ver uma amostra de como o Flowix funciona? Clique aqui e conheça o Flowix e faça um teste agora mesmo.




Texto de: Carlos Henrique Moitinho Monteiro — Engenheiro da computação na Before; Lílian de Oliveira — Analista de marketing na Before; Pedro Henrique de Moraes — Machine learning engineer na Before.