Blog
19 de julho de 2021
Tripla restrição de projetos
Um dos conceitos mais antigos da ciência de gerência de projetos é chamado de restrição tripla de projetos. Também conhecido como tríplice restrição em projetos. Por que esse nome? O que seria a restrição tripla?
Simples! Nós temos um triângulo fictício onde cada vértice tem um nome: escopo, tempo e custo. Se entendermos este conceito que é totalmente abstrato e o que cada um dos vértices representa, vamos compreender que, como qualquer triângulo, se alterarmos um dos lados o outro será afetado.
Escopo
Seu cliente fez uma encomenda de um projeto, você tem uma solução para dar a ele, após implementar a solução, o escopo de projeto é o detalhamento de todo o trabalho necessário para entregar o produto final dentro das expectativas do cliente.
Custo
É o orçamento, limite de gastos destinado ao projeto. Normalmente já foi pré-definido e quando chega nas mãos do gerente de projeto não tem muita margem para mexer neste ponto.
Tempo
É melhor traduzido como prazo do projeto. Que nada mais é que a linha do tempo que o gerente tem para gerir o projeto até a sua entrega final.
Bom, barato e rápido
O exemplo abaixo brinca com as três vértices, é muito real no mundo de gestão de projetos.
O conceito parece muito simples, mas como gestor do projeto é necessário manter o equilíbrio entre eles para não ocorrer algum tipo de perda.
Para aumentar o escopo, você precisa aumentar o custo e/ou o prazo;
Para diminuir o prazo, você precisa aumentar o custo e/ou reduzir o escopo;
Para diminuir o custo, você precisa reduzir o escopo.
Não é possível aumentar o escopo, reduzindo o custo e o prazo. Para fazer mais, você precisará de mais recursos e consequentemente será mais caro e/ou mais demorado.
Texto: Tony Barbosa (Team Leader)