Blog

05 de março de 2021

Fui selecionado(a), e agora?

Se candidatou para uma vaga na sua área de TI, e precisa passar pela entrevista. E agora?

A entrevista é uma parte muito importante do processo seletivo. Através de um bate-papo, é feita uma análise do seu potencial, atitude e comportamento, que mostrarão seu perfil profissional.

É preciso se preparar, até para não deixar o nervosismo tomar conta do momento. Por isso, vamos te dar dicas das principais perguntas feitas em uma entrevista. :)

Pensamento estratégico: as empresas querem colaboradores que enxerguem além do cargo. Querem estrategistas. É importante que você saiba descrever um momento onde contribuiu positivamente com um projeto. Informe o máximo de detalhes possíveis, sua função gerencial de tecnologia e configurações, atribuição de funções para equipe conforme experiência de cada funcionário, aprimoramento de sistemas, sites, aplicativos ou projetos.

Habilidades sociais: em tempo de home office, habilidades humanas tem muita influência na contratação. Concentre-se em falar suas habilidades com comunicação, empatia e trabalho em equipe.

Habilidades técnicas: um bom profissional de TI está sempre em busca de novidades do mercado. Profissionais dedicados ao aprendizado contínuo se destacam. Aqui, é importante que você informe todas as suas certificações, cursos, qualificações, habilidades técnicas e disposição para desenvolver novas habilidades. Mas não se esqueça de dar prioridade para a habilidade que o cargo exige. Esse será o seu diferencial.

Interesses: essa é a oportunidade do empregador descobrir o quanto você está “antenado” com o desenvolvimento do setor. Sabemos que tecnologia está sempre em constante evolução, e por isso, informar sites, blogs, páginas e publicações que tem lido recentemente, são ponto positivo para você! Mas lembre-se: não vale falar só para impressionar. Fale dos assuntos que tem domínio, de coisas que realmente consome. Esse ponto pode influenciar na escolha do time ao qual será alocado.

Potenciais desafios: antes da entrevista, faça a lição de casa: pesquise tudo sobre a empresa e o cargo para o qual se candidatou. Destaque as áreas que você pode contribuir e aprimorar através de processos ou recursos específicos para a empresa.

As empresas buscam candidatos que possam contribuir ativamente para o time. Estar preparado para falar sobre suas habilidades aplicadas ao trabalho é primordial para conquistar o tão sonhado contrato de trabalho.


Texto: Victor Hugo Castellani Ribeiro